FTampa aprendeu ainda cedo a tocar guitarra e teclado, e aos 13 anos já tinha sua primeira banda de rock. Após se mudar para Belo Horizonte, Minas Gerais ele desistiu da música e investiu no marketing, indo trabalhar no famoso Grupo Super Nosso, grande rede supermercadista da cidade. Em 2010 seu amigo lhe deu a ideia de criar música eletrônica já que é mais fácil de produzir que uma banda de apoio.
Conhecido desde cedo pelo seu apelido de tampa, relacionado a pessoa com a estatura baixa, ele descobriu que o nome não poderia ser usado como nome artístico pois outro artista já o possuía então ele acrescentou o “F”, inicial de seu nome.
Sua faixa “Kick It Hard”, era considerada por ele uma música muito comercial e que ele não apostava nela e chegou a pedir a gravadora para deletar ela. Portanto, o DJ holandês Hardwell tocou a música dando ainda mais visibilidade a FTampa.
Em 24 de julho de 2016, Ftampa se tornou o primeiro brasileiro a se apresentar no palco principal do Tomorrowland, maior festival de música eletrônica do mundo, na Bélgica