Em 2005 lançou seu primeiro álbum autoral, Solo de forma independente e limitada. Com trabalhos paralelos, mas sem largar a paixão pela música, em Maio de 2011, de forma independente, lançou seu CD oficial, intitulado Elegia da Alma, com 15 composições gravadas durante 7 anos e recital no Teatro Tuca, em São Paulo. Algumas de suas composições integram os áudio livros narrados por ele. No teatro atuou em espetáculos premiados e infantis, no cinema participou de dois curtas metragens. Para a televisão, além de diversos filmes publicitários, participou de uma série sobre Chico Buarque e na internet, deu vida ao personagem Loreno da ClicTV por dois anos. Também gravou cinco áudio livros de obras brasileiras, quatro de Machado de Assis – O Alienista, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba – e o último deles, lançado em 2012, O Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcellos, todos pela Editora Livro Falante.
Apresentou o quadro CQTest, durante anos, testando a inteligência dos famosos, mas se destaca principalmente por suas matérias políticas e culturais, envolvendo eventos do cinema, arte, música,esportes e política, mas sempre com muitas celebridades. Entre as inúmeras reportagens e lugares visitados, Rafael Cortez esteve no Encontro de Chefes de Estado da União Europeia, Caribe e América Latina que aconteceu em Lima, no Peru e na 37ª Cúpula do MERCOSUL no Paraguai. Fez a cobertura de importantes eventos cinematográficos mundiais como o 65º Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália, o 62º Festival Internacional de Cinema de Cannes, na França e o 84º Academy Awards (Oscar 2012), nos Estados Unidos. Em 2010 cobriu eventos esportivos, entre eles a Fórmula Indy 2010, nos Estados Unidos e a Copa do Mundo de Futebol 2010, na África do Sul. Entre 2010 e 2012 apresentou o programa Na Pegada da rádio Metropolitana FM , tem seu próprio solo de comédia “De Tudo um Pouco”, em que viaja por todo Brasil se apresentando e mais recentemente passou a colaborar com o portal Yahoo, através de um blog com textos e vídeos, o “Coisas do Cortez”. Em 2011 lançou seu segundo álbum, Elegia da Alma.
Em 2013, foi contratado pela Rede Record para apresentar o programa Got Talent Brasil, franquia da versão internacional de Got Talent. Em Fevereiro de 2015, o Comedy Central estreou um novo programa com Rafael, o “Dirige Rafa!“, cujo próprio procura aprender a dirigir aos 37 anos, com um tom de comédia. Também foi anunciado como o apresentador da segunda temporada do “República do Stand-Up“, uma das versões brasileiras do “Comedy Central Presents“. Entre 2016 e 2018 foi repórter do Vídeo Show, na Rede Globo.